RELATÓRIO XI SEMANA DE LETRAS- Palestra “O estado atual do curso de Letras em relação à situação política brasileira por Miguel Oliveira Jr”



Escolhi destacar essa pois ela tem um significado importantíssimo pois estamos passando pelo período eleitoral. A palestra foi muito interessante pois podemos construí-la junto com o palestrante. 
A primeira pergunta foi sobre o fascismo e o papel do professor. Sabemos que durante a história presenciamos regimes fascistas como Mussolini na Itália e Hitler a Alemanha. Contudo foi destacado como o pensamento fascista está sendo propagado no nosso país e como o ataque as minorias vêm sendo presentes em discursos políticos. 
tive a oportunidade de fazer uma fala nas considerações finais da palestra, busquei fazer uma análise de conjuntura partindo da ruptura democrática que tivemos no ano de 2016, onde mais de 54 milhões de votos foram jogados no lixo junto com o projeto que se havia aprovado, destaquei também o quanto somos afetados com as medidas do atual governo como: a PEC 241 que congela os investimentos em educação por 20 anos, a reforma trabalhista e também a reforma do Ensino Médio. Dei ênfase no projeto escola sem partido que põe o professor em uma posição delicada e criminaliza o debate de ideias dentro da sala de aula. 
O Palestrante finalizou levantando a bandeira do movimento #ELENÃO, e destacou a importância de combatermos em nossas escolas, universidade e sociedade como todo os discursos preconceituosos que utilizam da marginalização das minorias e valorizam a violência como forma de se garantir a segurança pública.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto Jornalístico- 03 de outubro de 2018

Diagnóstico- 28 DE SETEMBRO DE 2018

QUAL SERIA O SEU ÚLTIMO DESEJO? 15/03